Sistemas de Informação
  Apresentação  |  Organização Curricular
Coordenadora: Professora Katia Gárcia Pinto 
Horário: 18:45h às 20:15h / 20:30 às 22:00 de segunda a sexta
Carga Horária Total: 3.294 horas
Duração: 4 anos
Regime: Créditos
Turno: Noturno


Apresentação


A Faculdade Santa Maria (FSM) iniciou suas atividades em fevereiro de 2002 com a abertura dos cursos de Administração Geral e Bacharelado em Sistemas de Informação. Tendo o curso de Sistemas de Informação sido aprovado com conceito A pelo MEC, em visita efetuada em Dezembro de 2000 pela comissão formada pelos professores Ricardo Augusto da Luz Reis (UFRGS) e Regina Helena Carlucci Santana (USP). Vale salientar que o curso de Sistemas de Informação da FSM foi o primeiro curso com conceito A no Norte-Nordeste e o terceiro em todo o Brasil, de um total de 114 cursos.

Hoje, o curso de Sistemas de Informação apresenta uma das menores taxas de evasão dentre todos os cursos de Computação do Estado.


Autorização do Curso

 

Portaria de Reconhecimento do Curso de Sistemas de Informação: N.º 503, de 07/04/2009, publicada no Diário Oficial da União N.º 67, em 08/04/2009.

Autorizado pelo MEC com o conceito A.


Informações Gerais




Mensalidade

Semestralidade

R$ 3.810,00 (três mil oitocentos e dez reais) pagos em 6 (seis) parcelas iguais.


Desconto de Pontualidade 2012.1

Mensalidades pagas até o dia 05 (cinco) de cada mês:

R$ 508,20 (com desconto de 20%)


Perfil do Egresso


O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade Santa Maria dará ao profissional formado a oportunidade de adquirir e desenvolver habilidades, tais como:

Postura ética; Conhecimento técnico profundo em tecnologia da informação; Capacidade de adaptação à novos ambientes organizacionais e tecnológicos; Base cultural ampla; Comunicação oral e escrita, interpessoal e de trabalho em grupo; Capacidade de trabalhar em grupo e gerenciar equipes, mantendo o nível de motivação e de comprometimento elevados; Perfil técnico para identificar, analisar e propor soluções alternativas para solucionar problemas; Capacidade de ser empreendedor e administrador de empresas em tecnologia da informação.


Capacitação Profissional


Quanto as atividades profissionais específicas, o curso oferecerá ao egresso a capacitação em atuar nas seguintes áreas:

1. EMPREENDEDORISMO E GESTÃO EMPRESARIAL: Empreendedor de Novos Negócios em Tecnologia da Informação; Administrador de Pequenas, Médias e Grandes Empresas de Informática; Gerente de Equipes e de Projetos em Tecnologia da Informação;

2. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: Programador e Analista de Sistemas; Consultor e Especialista em Sistemas de Informação; Bancos de Dados de Mercado;

3. SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO: Programador de Suporte; Analista de Suporte; Administrador de Sistemas Operacionais e de Redes; Projetista de Redes de Computadores; Desenvolvedor de Aplicações de Rede; Consultor de Redes e Segurança de Dados, etc.;

4. INTERNET E MULTIMÍDIA: Programador e Analista de Aplicações voltadas para Internet e Multimídia; Desenvolvedor de sites Internet e Sistemas avançados para Web; Administrador de sites Internet e ambiente de Comércio Eletrônico;


Corpo Docente

Coordenadora do Curso
Kátia Garcia Pinto Mestre

Professor Titulação
Ademir Mengue MESTRE
Adilson Silva ESPECIALISTA
Aldo Moura ESPECIALISTA
Betânia Maciel DOUTORA
Carlos Diego Cavalcanti MESTRE
Carlos Eliecer Lopez
Cláudio Silva MESTRE
Daniel Arcoverde
Eduardo Neves ESPECIALISTA
Eduardo Miranda
João Bosco Teixeira
Joebson Silva de Oliveira
Franklin Barbosa ESPECIALISTA
Marne Duarte ESPECIALISTA
Milton Paulo MESTRE
Paulo Santos DOUTOR
Policarpo Freitas ESPECIALISTA
Roberta Andrade MESTRE
Roberto Arteiro MESTRE
Robson Araújo ESPECIALISTA
Thiago Alves
Vicente Beltrão MESTRE
Werbeth Sousa GRADUADO/
MESTRANDO
 
dangerboy